sexta-feira, 14 de março de 2008

Por favor, decore meu rosto...

Essa frase acima é uma das falas da peça An Passant (em cartaz no teatro do SESC, Sab e Dom do mês de março de 2008), ao ouvi-la refleti sobre quantos rostos conseguimos decorar, quais rostos, por que razões certas fisionomias ficam na nossa cabeça às vezes por anos a fio.
Poderia pedir ajuda aos meus amigos médicos e enveredar pelos caminhos que levam o nosso cérebro a memorizar e associar rostos, entretanto, embora a psiquiatria e a neurologia me encantem, eu resolvi deixar os livros de médicos de lado.
Quantos rostos nossos olhos vêem durante um dia, na televisão, no visor do nosso celular no monitor do nosso computador, no nosso trabalho, nos outdoors? Quais dentre essas milhares de fisionomias ficarão guardadas na nossa cabeça? A professora do jardim da infância, o nosso dentista, o porteiro da nossa escola, a bonitona da academia, um desconhecido rosto na multidão de um show, a tiazinha do salgado da padaria... no meio das nossas preferências, das nossas vontades reprimidas, das nossas experiências passadas (desta ou de outras vidas) quais rostos decoramos?
Pior quando a lembrança de um rosto é fruto de um momento traumático, o rosto distante do médico que deu a notícia de um falecimento, a cara nervosa do assaltante, o ar de mal amada da funcionária do banco que insistia em atrapalhar a liberação daquele investimento... rostos, caras, bocas, sorrisos, cabelos... quais queremos, quais amamos, quais são tão nossos que parecem o reflexo de nós mesmos? E o nosso rosto, será que decoramos? Será que sabemos como ele está hoje ou temos ainda o reflexo de um rosto que foi consumido pelo tempo?
Nos esforcemos então, para decorar o rosto daqueles que nos fizeram bem, daqueles que amamos, daqueles que precisam de nós, decoremos o rosto dos políticos corruptos, dos profissionais financistas e dos que nos enganaram, e nos façamos presentes na memória daqueles que queremos bem.
Por favor, decore meu rosto...
Eu decorarei o seu e vc?

4 comentários:

Déa disse...

OI meu lindo. Saudades de você... Por enquanto, eu fico devendo... Não decorei ainda o seu rosto... Mas tenho uma desculpa plausível. :) De qulquer forma, vamos nos ver em breve... Beijo mil
PS - Nossa amiga em comum adorou esse seu post, mas tu jádeve saber disto.

Jadeilson Feitosa disse...

Ei,cara!!
EN PASSANT abre um leque imenso de questionamentos. Hj, lendo seu blog, vi coisas novas que vão acrescentar na minha interpretação, na dor d'ELE.
Muito obrigado pelo comentário. Colocamos na comunidade do EN PASSANT.

1BRAÇO!

Unknown disse...

Nossa...a fila andou mesmo...
Nem tinha noção do teu blog.Parabéns MH, vc sabe jogar bem com as palavras...nem sempre só com elas.
Qto a decorar o teu rosto...lembra da musiquinha do velho Tim?!:" vc marcou na minha vida, viveu/morreu na minha história"...
So close
Ainda te amo.

Unknown disse...

Pode correr mundos..mover...q tu és como um Deus, principio e fim..
Saudades mil.